Buscar
  • Double Doces

Tipos de Bicos de Confeitar

Minha primeira experiência com o bico de confeitar foi desastrosa. Para começar, eu tinha o quê… Uns 16 anos? Imagine só a confusão de ganache pra tudo quanto é lado. O bolo ficou bonito? Ô! Confesso que ainda não tenho prática com a coisa, mas sei que com treino um dia tudo vai dar certo.

Se você tem dúvidas sobre a imensa quantidade de tipos de bicos, não se preocupe. Vem cá que aqui vai encontrar algumas dicas sobre cada um deles e qual efeito eles dão na decoração do seu bolo ou cupcake.


Todos esses bicos são da Wilton e a numeração que eles criaram os dividem por formas que podem dar ao doce. São aproximadamente oito tipos: Perlé, Pitanga Aberta, Pitanga Fechada, Serra, Pétalas, Folhas, Múltiplo e chuveiro, Babados e Diversos.


Perlé: Os mais comuns para fazer contornos, rendas e letras. O bico 230 é ideal para rechear bombas e cupcakes, pois é maior e pontiagudo. Alugns modelos devem ser usados com adaptadores maiores


Pitanga aberta: São ótimos para desenhar estrelas e flores, ou mesmo formatos de concha. Além disso, podem servir para dar acabamentos.



Pitanga fechada: Como o próprio nome já diz, este bico “mais fechado” cria ranhuras mais fundas. É bom para fazer conchas, estrelas e flor-de-lis.


Serra: O bico serra tem dois lados, um liso e outro serrilhado. Dois, entretanto, são lisos – os bicos 44 e 45. Podem criar efeito de fitas e ondulados.


Pétalas: Pétalas de flores, plissados, drapeados, e arcos. Com esses bicos, a decoração do bolo ganha um ar clássico e elegante. Com o nº 126 da Wilton, por exemplo, você pode fazer rosas grandes. Fica lindo!


Folhas: Para criar o efeito, é preciso controlar bem a pressão feita no saco, aumentando gradualmente, além de fazer o movimento para frente e para trás para fazer as ranhuras.


Múltiplo e chuveiro: Como diz o nome, com esse tipo de bico é possível fazer linhas, cordas, cabelos e estrelas. Para dar o efeito de grama, normalmente é usado o bico 233; o bico Triple Star é perfeito para preenchimento mais rápido de áreas grandes.


Babados: São ideais para acabamentos, e produzem efeito de conchinhas além dos babados tradicionais.


Diversos: Com esses bicos, dá para fazer árvores de natal, corações, conchas, cordões e babados.


Flores diversas: Geralmente, são divididos em três categorias: pequeno (106-225), médio (131-194) e grande (195, 2C a 1G). Eles possuem um pequeno pino preso internamente no centro, que garante o formato da flor. Os bicos grandes podem ser usados para aplicar massa de biscoito.



Fonte e fotos: Daninoce

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2018 por Double Doces.

Amor pela confeitaria!

Todos os direitos reservados.