Buscar
  • Double Doces

Receita fácil de Torta de Limão

Eu não sei você , mas eu sou completamente apaixonada por Torta de Limão. E a receita de hoje vai te ensinar a fazer da maneira mais fácil. Vem com a Double!


Foto: Stela Handa

Uma  massinha amanteigada, feita com bolacha triturada que vai ao forno para ficar bem crocante, o recheio é  um creminho de limão que é o caminho mais reto e direto para o céu… alucinante e para fechar com chave de ouro,  aquela cobertura de marshmallow caseira só que maçaricada e deliciosa!


O preparo é feito em 3 etapas.

  1.  Massa

  2. Creme de Limão

  3. Cobertura de Marshmallow

Ingradientres

Massa:

  • 200g de farofa de bolacha

  • 150g de manteiga com  sal  derretida, pode substituir pela manteiga  sem sal  e acrescentar a massa 1 pitada de sal

  1. Preparo

  2. Comece pré aquecendo o forno a 180 graus.

  3. Esprema o suco de 2 limões, 1/2 xícara de chá. Reserve

  4. Em um bowl pequeno, coloque 150g de manteiga  e leve ao micro ondas, em potência alta,  por 1min até derreter. Junte a manteiga,  a farofa de bolacha  com ajuda de uma colher misture até virar uma ‘farofa úmida e grossa’, ao pressionar ela adquiri uma consistência compacta porém se esfarela com facilidade,  lembrando uma paçoca.

  5. Espalhe  a massa no fundo da forma e nas laterais e monte amassando e unindo as partes, primeiro com auxílio da colher e  depois com os dedos.

  6. Coloque 1 folha de papel manteiga, sobre a massa e sobre ela 1 k de grãos de cerâmica próprios para assar torta ou use feijão cru.

  7. Asse no forno,  pré aquecido 180°C por 10 minutos pré assando a massa

  8. DICA:Dê preferência as formas de fundo removível, uma mão na roda,  na hora de desmontar. Se você não tem uma, dá para improvisar forrando a forma com papel manteiga, antes de colocar a massa,  deixando uma borda de papel para o lado de fora da forma de modo que você consiga puxa-lo na hora de desenformar.

  9. Enquanto isso … enquanto a massa assa … faça a calda de caramelo em ponto fio.

  10. Em uma panela, fogo alto coloque 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar e 3/4 de xícara de chá de água, misture, após ferver abaixe o fogo e deixe por cerca de 15 minutinhos até ponto de fio.

  11. Essa calda será usada logo mais, no preparo da cobertura de  marshmallow.

  12. Enquanto isso, a massa assa e a calda fica no ponto, prepare o creme de limão.


Foto: Receitas Nestlé

Creme de Limão:

  • 2 latas de leite condensado 395g cada

  • 1/2 xícara de chá de de suco de limão

  1. Preparo

  2. No copo do liquidificador, coloque 2 latas de leite condensado, com 1/2 de  xícara de suco de limão. Bata por 1-2 minutos até que a mistura fique homogênea. Desligue o liquidificador.

  3. A proporção ideal, para um creme sabor suave e delicado:  1/4 de suco de limão para cada 395g de leite condensado – 1 lata.

  4. A esta altura a massa já deve estar no ponto, não esqueça de retira-la do  forno.  Espere esfriar. Cuidado para não passar do ponto e queimar. Ela é bem sensível. São 10 minutos, estourando 15 min se o seu forno for mais lento, mas é o tempo máximo indicado.

  5. Enquanto a massa esfria um pouco, para acelerar coloque -a e também o copo do liquidificador com o creme na geladeira e reserve ambos.

  6. Com a massa já fria, distribua  o creme de limão sobre ela. Leve a geladeira novamente.

  7. Enquanto isso a massa esfria na geladeira e com a calda  já em ponto de fio, faça a cobertura de marshmallow.

Cobertura de Marshmallow:

  • 1 e 1/2  xícara de chá de açúcar

  • 3/4 de  xícara de água

  • 4 claras de ovos, pode ser tanto a clara in natura quanto a pasteurizada sem risco de salmonela

  • 1 pitada de sal

Preparo

  1. Coloque as claras na batedeira + uma pitada de sal, lembrando que o bowl  deve estar sempre limpo e seco e as claras em temperatura ambiente, sem nenhum pontinho de gema. Ligue a batedeira, em velocidade máxima  e bata até o ponto de neve aqui. 

  2. Acrescente aos poucos a calda de caramelo em ponto de fio e bata por mais 10 minutos, até ficar bem firme e bem brilhante.

  3. Ponto de fio: quando você pegar um pouco com na colher e ao despejar não está mais líquida, formando um fio.

  4. Quanto mais encorpada a calda, mais consistência terá o marshamllow. Mas cuidado, é  bom ficar em cima, porque se descuidar pode caramelizar igual calda de pudim. Alguma dúvida? Quanto ao ponto de fio? Dá uma espiadinha no post aqui.

  5. Guarde as gemas, num recipiente tampado e congele, para ser reaproveitado em outras receitas. Costumo guardar e quando tenho 10 gemas, faço um quindim.

  6. Coloque a cobertura sobre o creme de limão. E faça desenhos circulares  com a ponta do dedo.

  7. Doure a superfície com um maçarico. ou leve ao forno função gril por 10 minutinhos até dourar.

Fonte: Monta Encanta


  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2018 por Double Doces.

Amor pela confeitaria!

Todos os direitos reservados.