Buscar
  • Double Doces

Conheça a história do Dia de São Valentim

O dia de São Valentim é comemorado em vários lugares do mundo como o dia dos namorados!


É bastante comum que as pessoas fiquem intrigadas ao se deparar na internet, por exemplo, com campanhas para o Dia dos Namorados logo no início do ano, já que o Dia dos Namorados é comemorado em junho no Brasil. Na verdade, toda essa movimentação de início de ano ocorre devido ao Dia de São Valentim ou Valentine's Day, que acontece todo dia 14 de fevereiro. É, em muitos países, o Dia dos Namorados e é o mesmo que comemoramos no dia 12 de junho aqui no Brasil. Mas de onde surgiu toda essa história e qual a relação com duas datas diferentes?


Quem foi São Valentim?

Valentim foi um bispo que viveu na Idade Média, sob o comando do Imperador Cláudio II (que foi de 268 a 270 d.C.) ou Marco Aurélio Valério Cláudio. O Imperador havia proibido o casamento em tempos de guerra por crer que soldados solteiros eram melhores combatentes. O bispo Valentim lutou bravamente contra esta imposição de Cláudio II quando continuou a celebrar casamentos. Pela desobediência, o bispo Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto aguardava por seu cruel destino, recebia cartas de jovens afirmando que ainda acreditavam no amor. Durante a prisão, Valentim se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e devolveu-lhe, milagrosamente, a visão. Ao ser encaminhado para a morte, no dia 14 de fevereiro, deixou para ela um bilhete de adeus, no qual assinou "de seu namorado".


A partir de então, houve a tendência de trocar bilhetes e presentes para celebrar o dia de São Valentim, resultando no que se tornou o fenômeno moderno conhecido como Dia dos Namorados, no qual pessoas que se amam celebram o amor mútuo, a união e o romance entre o casal. No Brasil, a data de celebração foi escolhida pelo publicitário João Doria e o motivo é que o dia 12 de junho antecede o dia 13, que é dia de Santo Antônio, oriundo de Portugal e com tradição de casamenteiro.


O costume de presentear

Casais de namorados de todo o mundo aderiram à tradição de trocar presentes nessas datas. Seja Valentine's Day de 14 de fevereiro ou o Dia dos Namorados brasileiro de 12 de junho, o mais importante é que não passe em branco e que uma lembrança seja comprada para a pessoa amada. Todo o comércio se move nessa direção e, atualmente, considerando o mundo globalizado, empresas visionárias têm se empenhado na troca de presentes entre pessoas que moram em diferentes países e cidades.


Gostou dessa curiosidade? Deixe o seu comentário, compartilhe nas redes sociais e dê sugestões de temas para nós melhorarmos ainda mais o conteúdo no blog.



Fonte: Terra

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2018 por Double Doces.

Amor pela confeitaria!

Todos os direitos reservados.