Buscar
  • Double Doces

Conheça 10 curiosidades sobre o Chocolate



1. O cacau se originou no México e nas Américas Central e Sul. Acredita-se que o cultivo dos grãos começou por volta de 1.250 AC.


2. Porém, atualmente 70% das plantações estão concentradas na África. A Costa do Marfim é o maior produtor e se faz responsável por cerca de 30% do cacau mundial.


3. Apesar de existir muitos tipos e nomenclaturas para o cacau, as definições mais conhecidas são Forastero, Criollo e Trinitario. Cerca de 90% das plantações são de cacau Forastero, com o qual é feito a maioria dos chocolates processados. O Criollo representa cerca de 1% e o Trinitario cerca de 9%. Estes últimos são considerados tipos mais finos e são muito apreciados pelos conhecedores de chocolate.


4. São necessários mais de 400 grãos de cacau para fazer apenas 500g de chocolate. Além disso, a demanda por chocolate vem crescendo muito nos últimos anos e estima-se que, no futuro, as plantações de cacau não serão suficientes para tanto chocolate.


5. Uma barra de chocolate contém em média 8 traços de insetos. O cacau é uma planta e passa por vários processos ao ar livre antes de virar chocolate. Então, apesar de parecer nojenta, essa informação faz muito sentido.


6. O chocolate é o único alimento que derrete a uma temperatura média de 34ºC, um pouco abaixo da nossa temperatura corporal. Este detalhe é extremamente importante, pois é por isso que ele derrete na nossa boca.


7. O primeiro chocolate consumido era o chocolate quente. Os Astecas acreditavam que o cacau era um presente divino e seu valor era tão alto que utilizavam seus grãos como moeda. Nessa época o cacau era preparado apenas como bebida. Feito com especiarias e sem leite, o chocolate tinha um sabor amargo e era consumido em ocasiões especiais, como casamentos.

8. Estudos mostram que o consumo de chocolate amargo faz bem para o coração e ajuda a prevenir o câncer de intestino, entre outros benefícios.


9. Apesar de fazer bem para os humanos, o chocolate é um veneno para os cães e gatos. O cacau contém uma substância chamada Teobromina que é facilmente processada pelo organismo humano, porém estes animais não a processam bem e correm o risco de se envenenar. Por isso é importante manter o chocolate longe do alcance dos nossos bichinhos!


10. A Nutella foi criada devido a escassez de chocolate após a 2 Guerra Mundial. O confeiteiro italiano Pietro Ferrero, precisava de uma boa ideia para lidar com a falta de cacau. Foi assim que surgiu a ideia de misturar avelãs ao seu creme de chocolate.


Gostou dessas curiosidades? Fique ligado que logo terão mais aqui no Blog da Double Doces!



Fonte: Dani Doce

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2018 por Double Doces.

Amor pela confeitaria!

Todos os direitos reservados.