Buscar
  • Double Doces

Como escolher os corantes alimentares para seus doces e bolos?


Na confeitaria, tanto o sabor quanto a aparência são muito importantes. Quando o doce está lindo, chamativo e bem decorado, as chances de sucesso nas vendas aumentam bastante. Por isso, os confeiteiros sempre capricham nas cores dos doces e bolos. Para o produto ganhar novos tons, os corantes alimentares são muito utilizados, e cada um é indicado para um tipo de receita diferente.


Neste post, vamos ajudar você a escolher as melhores opções de corantes alimentícios de acordo com o tipo de doce produzido. Confira!


Corante em gel

Esse é um dos corantes alimentares mais utilizados na confeitaria. Ele é bastante econômico, não é tóxico, não muda a consistência do produto e é bastante seguro no uso alimentar.


O corante em gel é indicado para bases sólidas e semisólidas, como cremes, glacês e, principalmente, pasta americana, por causa da rápida e uniforme homogeneização.


Para tingir o glacê ou a pasta americana, basta colocar pequenas quantidades de corante até atingir o tom desejado.


Corante em pó

Esse corante em pó não tem sabor e pode ser utilizado para colorir massas de bolo, cupcakes, biscoitos e coberturas. Ele pode ser aplicado em qualquer alimento, salgado ou doce, e as cores podem ser misturadas entre si.


Para usá-lo, você deve dissolver o corante em pó em álcool de cereais até formar uma pasta. Assim, é possível pintar coberturas e doces. Mas atenção: a fixação não é longa.


Corante líquido

O corante líquido pode ser usado em bases de texturas mais firmes, como massas de bolo, cremes, glacês e chocolates brancos.


Ele é encontrado em cores básicas e pode ser misturado para a obtenção de diferentes tons. É preciso, apenas, ter cuidado com a sua utilização, pois em excesso, o sabor e a consistência do alimento podem ser alterados.


Corante em aerossol

Esse tipo de corante é uma boa alternativa para quem deseja praticidade na hora de decorar. Ele vem pronto para ser usado e é ideal para dar um acabamento em bolos, doces e bombons.


Para isso, basta aplicá-lo na superfície do produto até atingir o tom e o efeito desejados. O corante em aerossol confere muita luminosidade e brilho nas suas produções, principalmente os de efeito metálico.


No entanto, é preciso ter cuidado na hora da aplicação, pois o resultado pode ficar desarmonizado. Assim, se você nunca usou esse tipo de corante, o ideal é testar o spray em outros objetos, para não atingir a base do bolo. Coloque-o por cima de um papel toalha e mantenha certa distância, fazendo movimentos sinuosos para obter uma cobertura delicada.


Corante para chocolate

Como o próprio nome diz, esse tipo de corante é ideal para colorir chocolate. Ele pode ser em líquido, em pasta ou em pó. As opções de cores também são variadas, mas os tons pastéis são os mais utilizados.


Ao utilizar o corante no chocolate branco, é preciso ficar atento, pois ele pode alterar a temperatura e endurecer o doce.


Os corantes alimentares são ótimas opções para a decoração de bolos e doces. Mas é fundamental conhecer e utilizá-los em situações específicas na confeitaria, não exagerando na dose, para não prejudicar a textura e o gosto de suas preparações.


Você quer adquirir produtos de cozinha e confeitaria de qualidade para o seu negócio? Então entre em contato com a nossa empresa. Será um prazer atendê-lo!


Gosto dessas dicas? Deixe o seu comentário e ajude o blog a trazer mais conteúdos legais para você!



Fonte e foto: Blog Chef Center

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2018 por Double Doces.

Amor pela confeitaria!

Todos os direitos reservados.