Buscar
  • Double Doces

Aprenda a fazer trufas deliciosas!


Sabemos que existem várias receitas de trufas na internet, é possível encontrar várias opções de ingredientes e sabores. Porém, fazer trufas de chocolate não é algo tão fácil quanto parece, é necessário tomar os devidos cuidados em cada etapa do processo de produção. A Double Doces vai ajudar você a preparar trufas deliciosas e de uma maneira prática e rápida!


É importante entender que usar o chocolate certo faz toda diferença, assim como derreter, aromatizar, desenformar e embalar. Cada etapa da confecção das trufas exige um cuidado especial para manter o equilíbrio entre os ingredientes e garantir o sabor do doce.


1º Dica: use chocolate nobre

- O chocolate nobre é aquele que tem, no mínimo, 25% de cacau em sua composição.

- Para a casquinha externa, pode usar o chocolate fracionado, conhecido como “cobertura”.


2º Dica: derreter o chocolate

- Você pode usar o micro-ondas ou o banho-maria. Se optar por derreter no micro-ondas, corte em pedaços pequenos e coloque em uma tigela ou refratário próprio para micro-ondas. Leve ao forno por 40 segundos, em potência média. Fique atento ao tempo, pois pode queimar, a dica é não esperar derreter completamente.


- Ao derreter em banho-maria repita o procedimento de cortar em pedaços o chocolate e mexa sempre enquanto estiver derretendo. A água não deve ferver e é preciso muito cuidado para não deixar cair água dentro do recipiente onde está o chocolate



3º Dica: aromatizar

- Há duas opções de aromatizante, você pode usar bebida alcoólica destilada ou essência. Ao usar bebida alcoólica destilada, normalmente são usados rum ou conhaque, respeitando a medida especificada na receita.


- A segunda opção é utilizar a essência de rum. O grande segredo das trufas está no aroma, por isso é importante não errar nas medidas.


4º Dica: desenformando

- Tomando alguns cuidados você consegue desenformar suas trufas sem estraga-las ou pior perdê-las. Primeiro passe duas camadas de chocolate na forma, esta etapa irá criar a casquinha e deixará mais grossa a trufa evitando que ela quebre na hora de desenformar. Recomenda-se passar até três camadas de chocolate.


- Ao colocar o recheio, deixe espaço suficiente para fechar a. Isso evita que a parte de baixo se solte na hora de retirar a trufa pronta.


– Após todo esse processo concluído, deixe as trufas por 15 minutos na geladeira, depois é só desinformar.


5º Dica: Embalagem

- Embale as trufas com papel chumbo. Ele é o mais indicado, por ajudar a preservar o sabor, a textura e o aroma das trufas. Após feito isso pode usar outra embalagem para deixar a trufa mais bonita.


6º Dica: Conservação

- As trufas são indicas a serem consumidas em no máximo 7 dias. O ideal é deixá-las em local seco, fresco e arejado, em temperatura ambiente e livre de odores fortes.



Pronto! Agora você pode fazer suas trufas e quem sabe até ganhar dinheiro com elas. Gostou das dicas? Deixe um comentário!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2018 por Double Doces.

Amor pela confeitaria!

Todos os direitos reservados.